Presencial ou a distância: análise de dois métodos de levantamento de informações junto aos servidores de um órgão público?
Abstract
O objetivo desse trabalho foi identificar as vantagens, desvantagens e diferenças na utilização de duas metodologias de levantamento de informações junto aos servidores de um órgão público. Assim, ancorado nos pressupostos da
ergonomia da atividade e utilizando conhecimento de técnica de dinâmica de grupo, a intenção foi desenvolver técnicas de gestão de pessoas focadas no ser humano e na busca da eficiência na prestação dos serviços ao cidadão-usuário. Os resultados da pesquisa demonstraram que o método presencial apresenta vantagens para o diagnóstico de um maior número de causa e para a variabilidade de seu conteúdo. No entanto, o efeito terapêutico da escuta fica limitado pela impossibilidade de aplicação desse procedimento em toda a organização. Em relação ao método a distância, apesar desse representar um canal de fala direto com os servidores, poucos foram os que participaram dessa iniciativa, demonstrando a necessidade de
ajustes nos procedimentos definidos para obtenção de melhores resultados. Verificou-se que a utilização de uma ferramenta de trabalho com pouca usabilidade para os objetivos do projeto e a ausência da comunicação não-verbal e da interação
presencial parecem ser obstáculos para a intensidade das discussões e quantidade de causas levantadas.

