Avaliação de desempenho para gestores do Poder Judiciário Federal
Abstract
A avaliação de desempenho de gestores é uma forma de retorno que a chefia recebe de seus subordinados acerca de sua atuação gerencial. Esse feedback é importante para que o gerente tenha consciência acerca das competências que necessita aprimorar e assim, busque a devida capacitação, gerando melhores resultados para a organização. Este trabalho destina-se a identificar os modelos de avaliação de desempenho para gestores existentes atualmente no Poder Judiciário Federal. Dos doze Órgãos pesquisados, somente o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possuem avaliação de gestores. Embora os modelos apresentados tenham uma abordagem em competências, não utilizam os procedimentos basilares da avaliação de desempenho. Diante disso, os resultados da pesquisa mostraram que o Judiciário Federal ainda não possui avaliação de desempenho de gestores. Os modelos ilustrados neste trabalho são precursores e, apesar de não se referirem à avaliação de desempenho propriamente dita, mostram uma iniciativa muito
salutar de oferecer um feedback aos gestores públicos, fomentando uma cultura de avaliação entre eles e, assim, promover um programa de desenvolvimento gerencial mais eficaz.

